De hoje (29) a sexta feira (03) acontece a XX Semana de Planejamento Urbano e Regional no IPPUR – UFRJ. Com o tema Formas insurgentes de luta, de expressão cultural e política: o novo que se manifesta na cidade, no planejamento e na regionalização contemporânea, a semana chega sua 2oa edição com o objetivo de contribuir para o avanço da reflexão sobre as tendências emergentes no campo do planejamento e na gestão do território. O evento reúne pesquisadores/as da área em painéis e mesas sobre habitação, direito à manifestação, formação de redes no ciberespaço, sustentabilidade, economia e territórios na cidade do Rio de Janeiro. Além das discussões, os/as participantes poderão visitar a exposição fotográfica Baía de Sepetiba e Santa Cruz – em busca de um futuro legal. O endereço é Prédio da Reitoria, 5o andar , Cidade Universitária – Praça Jorge Machado Moreira, 100.
Com fotografias de André Mantelli, a Exposição foi lançada em julho deste ano com a presença de moradores do bairro que colaboraram na produção das fotografias. Esta é uma ação do Pacs que busca fortalecer as atividades da Campanha PARE TKCSA, cujo objetivo é denunciar e cobrar reparações contra as violações de direitos humanos cometidas pela Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA) sobre os/as moradores/as de Santa Cruz e pescadores/ras da Baía de Sepetiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Além de reforçar a resistência dos moradores e pescadores, a exposição pretende mostrar a beleza, a riqueza e o potencial da região.
Assista o vídeo de divulgação da exposição
Um desenvolvimento que adoece
Levantamento realizado em 2013 pelo Pacs demonstra que a ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA) é responsável pela violação de vários direitos das pessoas que vivem na Zona Oeste do Rio de Janeiro, sobretudo nas regiões de Santa Cruz e Pedra de Guaratiba impactando desde a economia (com danos à pesca artesanal) até a saúde (com relatos de moradores adoecidos pelo fenômeno conhecido como chuva de prata). Tais impactos atingem principalmente as mulheres, responsáveis pelas tarefas domésticas de limpeza e pelo cuidado com crianças, jovens e pessoas idosas doentes. Tais temas foram sistematizados na cartilha A chuva de prata em Santa Cruz – um desenvolvimento que adoece a gente, compilação dos dados do relatório citado com destaque para o tema da saúde.
Comentários
Nenhum Comentário | Deixe um comentário »