Pelo terceiro ano consecutivo, no último domingo, 21 de abril, a Festa do Tira Caqui reuniu mais 90 pessoas no Alto Mucuíba, em Vargem Grande, zona oeste do município do Rio de Janeiro. O evento, além de celebrar a natureza local, marcou a vivência agroecológica junto com o 3º Encontro de Mobilização pelo direito à Moradia e Convivência.
A região de Vargem Grande, conhecida por sua produção de caqui e de banana, tem seu desenvolvimento baseado na produção de alimentos agroecológicos, saudáveis e aliado à preservação do meio ambiente, uma luta coletiva que prospera há mais de dois séculos. A Festa do Tira Caqui, além de celebrar a safra da fruta cultivada livre da presença de agrotóxicos, teve como objetivo alertar a população sobre as violações cometidas pelo poder público contra os agricultores daquela região, que estão sob o risco de serem expulsos de suas terras para a implantação de um parque estadual.
A Festa, organizada por agricultores de Vargem Grande, Mendanha, Maciço da Pedra Branca, Paraty, Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro, Rede Carioca de Agricultura Urbana, Articulação Nacional de Agroecologia, teve a participação e o apoio de organizações e instituições como o PACS, Verdejar Socioambiental, Defensores do Planeta, Pastoral das Favelas, UFFRJ, AS-PTA, Amigos do Complexo do Alemão, Pastoral do Meio Ambiente, ALiFlor, Fundação Xuxa, Rede Ecológica de Consumidores, SMR, Batan/CAP 5.1, e CRAS Cecília Meireles.
Comentários
Nenhum Comentário | Deixe um comentário »