A produção de minério de ferro no S11D chegará a 230 milhões de toneladas por ano. A estrada de ferro irá ligar a mina Serra Sul de Carajás à Estrada de Ferro Carajás, no Pará

A produção de minério de ferro no S11D chegará a 230 milhões de toneladas por ano. A estrada de ferro irá ligar a mina Serra Sul de Carajás à Estrada de Ferro Carajás, no Pará

Vivian Fernandes,

de São Paulo, da  Radioagência NP

A mineradora Vale conseguiu licença ambiental para construir um ramal ferroviário que tornará viável o seu maior projeto de extração de minério de ferro, o S11D. A estrada de ferro irá ligar a mina Serra Sul de Carajás à Estrada de Ferro Carajás (EFC), no estado do Pará. A informação foi divulgada pela companhia na segunda-feira (6).

O S11D é o maior projeto da Vale e também da indústria de mineração. Ele deve entrar em operação em 2016. A produção inicial estimada é de 90 milhões de toneladas métricas de minério de ferro por ano, o que encheria 225 navios do tipo Valemax, o maior mineraleiro do mundo.

Quando o S11D estiver em plena capacidade, a produção de minério de ferro da Vale na região será de 230 milhões de toneladas por ano. Isso é mais que o dobro dos 109 milhões de toneladas atuais.

O S11D fica na Serra Sul, com 120 Km e 45 jazidas. Além dos impactos que afetam a população – como os já denunciados pelos moradores do município de Canaã dos Carajás –, o projeto irá levar à destruição mais de 1 mil cavernas.

Para evitar protestos de movimentos sociais em suas ferrovias, a Vale pretende cercar os 101 quilômetros do ramal ferroviário do S11D, como divulgado no início deste ano. Além de cercar outros trechos dos 892 quilômetros de estradas férreas de transporte de minério que cortam os estados do Pará e do Maranhão.