A Exposição Baía de Sepetiba e Santa Cruz: em busca de um futuro legal está aberta a visitação na Fundação Educacional Unificada Campograndense (Feuc) até quinta-feira (30) e integra a programação da XIV Semana Acadêmica dos Cursos de Computação da Faculdade e da XV Exposição de Ciências e Tecnologia do Colégio de Aplicação Emanuel Leontsinis. O evento acontece até a próxima sexta-feira (31) e tem atividades das 8 às 21h, O endereço é Estrada da Caroba, 685 – Campo Grande – Rio de Janeiro.
A exposição é mais uma ação do PACS no conjunto da Campanha permanente PARE TKCSA, cujo objetivo é denunciar e cobrar reparações contra as violações de direitos humanos cometidas pela Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA) sobre os moradores(as) de Santa Cruz e pescadores(as) da Baía de Sepetiba, nas imediações da Zona Oeste do Rio de Janeiro. As fotografias são de André Mantelli e foram fruto de um conjunto de visitas às localidades atingidas. Além de reforçar a resistência dos moradores e pescadores, a exposição pretende mostrar a beleza, a riqueza e o potencial daquela região, oferecendo um olhar de esperança no futuro.
A partir da quinta-feira (6) a itinerância da exposição seguirá para o EcoMuseu de Santa Cruz. Além da visita guiada da exposição, haverá outras atividades abertas ao público dentre oficinas e seminários. Em breve divulgaremos a programação completa. O Ecomuseu está localizado na Rua das Palmeiras Imperiais (antiga Rua do Matadouro) , s/ nº – Santa Cruz.
Mais informações: 2210-2124
Confira abaixo as fotografias>>
Por Eliane Roxo em 28 de outubro de 2014 as 3:54.
Desde 2oo6 iniciamos uma verdadeira batalha contra a TKCSA.
Em 2012 entrei para o Conselho Distrital com o propósito de formarmos uma comissão de fiscalização dos Impactos Ambientais e na Saúde dos moradores dos bairros do entorno da Baía de Sepetiba, onde se localiza este megaempreendimento.Conseguimos entrar para fiscalizar, fiz um relatório razoavelmente grande, com diversas mazelas.Nós do Movimento Nacional Ecumênico Fé e Política Sepetiba- Rio, fizemos e apoiamos em média três mobilizações por ano entre Sepetiba e Santa Cruz. Promovemos Encontros Culturais e o Encontro Internacional contra a Valle. Acompanhamos as audiências públicas em Itaguaí, Centro do Rio e Santa Cruz. Elaboramos, imprimimos e distribuímos inúmeros panfletos na orla da baía, dentro dos bairros, em todos os lugares onde estivéssemos… No ano de 2013 entramos com uma nova Ação contra a TKCSA. Os depoimentos foram estarrecedores diante do juiz. Participamos e promovemos diversos seminários, debates, palestras, reuniões, inclusive com órgãos da saúde, secretaria de saúde,FIOCRUZ, CoDS, etc.