“Desde 1999, o Jubileu Sul denuncia o papel de extorsão que cumpria e segue cumprindo hoje em dia, a dívida imposta a nossos povos. Sabemos que o problema fundamental da dívida não é financeiro nem econômico, senão profundamente politico”. A partir desta perspectiva, o Jubileu vem fortalecendo o movimento contra a dívida, sobre a base se sua ilegitimidade e ilegalidade, denunciando o custo humano e ecológico de seu pagamento.
Há uma estreita relação entre o sistema de endividamento ilegítimo, o regime de livre comércio e a militarização e criminalização do protesto social, como três pés de um mesmo plano de dominação e saqueio de nossos povos.
Assim, a IV Assembléia Regional do Jubileu Sul/ Américas deseja ser um espaço de aprofundamento dos nossos trabalhos e lutas contra a dominação da dívida. Trata-se de um momento necessário para refundar nossa rede com a esperança de construir um Milênio livre de dívidas e dominações.
É preciso avançar para alcançar a reparação dos saqueamentos sofridos pelos que nos dominaram, construindo verdadeiras alternativas baseadas na justiça, na soberania e na solidariedade entre nossos povos e nossos países, em harmonia com a Mãe Terra. A articulação do Jubileu Sul/ Américas com outras redes e movimentos – regional e mundialmente – foi fundamental, assim, para implantar um círculo de negações às falsas soluções do sistema que pretende dar respostas aos problemas que nos afligem hoje em dia.
Mais informações: [email protected]
Ou pelo telefone (21) 2210 – 2124 – PACS
Comentários
Nenhum Comentário | Deixe um comentário »