No último dia 13 de Janeiro, às 17 horas, ocorreu na Casa do Estudante Universitário, a cerimônia de lançamento da “Universidade da Cidadania”, um projeto da Universidade Federal do Rio de Janeiro em parcerias com movimentos sociais, organizações da sociedade civil e entidades de classe. O PACS foi convidado, esteve presente e apoia esta importante iniciativa.
A Universidade da Cidadania tem como objetivo promover pontes e diálogos entre os saberes universitários e os não acadêmicos, afim de construir pensamento crítico e políticas emancipatórias que ajudem na transformação da sociedade atual.
É uma forma de tentar democratizar a universidade brasileira, promovendo cursos em formatos novos, com durações e temas variados, voltados para militantes, ativistas e servidores públicos. Na estrutura interna da UFRJ, a Universidade da Cidadania funcionará como um órgão suplementar do Fórum de Ciência e Cultura e, futuramente, terá instalações próprias no campus do Fundão, com auditórios, salas, cozinhas e dormitórios para militantes que precisem de alojamento para realizar seus estudos.
Os cursos estão em fase de preparação e serão iniciados em 2014. O conteúdo está sendo definido a partir do diálogo com movimentos sociais. Na reunião do dia 13/01 estavam presentes mais de 40 representantes de entidades, movimentos e organizações.
Leia mais em:
Comentários
Nenhum Comentário | Deixe um comentário »