O Grupo de Pesquisa “Mais Verdade”, que investiga a ação dos grandes conglomerados econômicos que participaram do Golpe Militar de 1964, fará seu lançamento oficial na próxima quarta-feira, 26 de Março, no salão nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O PACS integra o “Mais Verdade” e está avançando na pesquisa que será apresentada à sociedade em agosto de 2014 sobre a ditadura empresarial-militar que se manteve no poder entre 1964 e 1984.
Muitos grupos econômicos poderosos – e que mantém íntimas ligações com o Estado brasileiro até os dias de hoje-, participaram do golpe de Estado de 1964 e posteriormente se beneficiaram financeiramente das políticas econômicas implementadas pelos sucessivos governos ditatoriais no Brasil durante os 21 anos em que durou o regime de exceção em nosso país.
Por Marcos Arruda em 5 de dezembro de 2014 as 19:32.
De Marcos Arruda: o PACS entregou ao Grupo +Verdade o ensaio “Quem se beneficiou do endividamento público durante a ditadura?”. Este ensaio identifica os bancos e empresas do setor privado, nacionais e transnacionais, que ajudaram a criar o círculo vicioso do endividamento brasileiro, e os mecanismos que os governos da ditadura criaram para beneficiar os atores privados e os bancos credores do exterior.
O ensaio será publicado no livro que o +Verdade irá publicar em 2015, com suas contribuições à Comissão Nacional da Verdade. A Luta Continua por um Brasil Justo, Solidário e Feliz!