O PACS contribuiu criticamente com o processo através da participação institucional na III Conferência Municipal de Economia Solidária do Rio de Janeiro e da Conferência Temática Livre em Economia Solidária e Feminista. 

III Conferencia Municipal Ecosol Rio

Nos dias 27 e 28 de março de 2014 aconteceu a III Conferência Municipal de Economia Solidária do Rio de janeiro. Uma parceria do Fórum Municipal de Economia Solidária, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário (SEDES) e de organizações de apoio e fomento a Economia Solidária no Rio de janeiro. O evento contou com a participação de mais de 150 pessoas de diferentes setores e segmentos organizados.

A Conferência Municipal é uma das etapas que antecede a III Conferência Nacional de Economia Solidária – III CONAES, um encontro convocado pelo Conselho Nacional de Economia Solidária para legitimar o processo de institucionalização da participação da sociedade nas atividades de planejamento, controle e gestão da política pública de Economia Solidária em âmbito nacional.

Ao longo desses dois dias, os/as participantes discutiram e elaboraram propostas de políticas públicas relacionadas ao tema. A comissão organizadora da Conferência, juntamente com o Conselho Municipal de Economia Solidária, terá a atribuição de elaborar, até dezembro de 2014, o Plano Municipal de Economia Solidária, que subsidiará a política de Economia Solidária do município.

cartaz da conferencia municipal

As propostas discutidas durante esta Conferência Municipal serão entregues à comissão organizadora da Conferência Estadual de Economia Solidária para embasar a construção do Plano Estadual, na qual participarão os delegados eleitos do município.

O PACS foi convidado pela Comissão Organizadora a contribuir com o processo participando do Grupo de Trabalho em Metodologia. Também assumiu a responsabilidade pela moderação do Eixo Temático Conhecimentos: Formação, educação e assessoramento técnico, realizada pela educadora Aline Lima, que vem acompanhando o debate através da Rede de Educadores Populares em Economia Solidária ( REPES), no Rio de Janeiro e na região Sudeste.

 conferencia tematica

A educadora também esteve responsável pela moderação do Eixo Temático Conhecimentos: Formação, educação e assessoramento técnico durante a Conferência Temática Livre sobre Economia Solidária e Feminista. Ela destacou que uma questão central debatida pela Plenária foi a necessidade de dar visibilidade as formas de produção e organização das mulheres no cenário da Economia Solidária.

Esta Conferência foi realizada no dia 01 de Abril, e teve como principal objetivo realizar um balanço sobre os avanços, limites e desafios da Economia Solidária e das políticas públicas de Economia Solidária a partir do olhar da Economia feminista. A Conferência teve um caráter propositivo e seus resultados serão enviados à Comissão Organizadora da Conferência Estadual de Economia solidária.

Estiveram presentes mais de 70 pessoas entre trabalhadoras da Economia Solidária, representantes da Frente Parlamentar de Economia Solidária do Rio de Janeiro, da Secretaria de Trabalho e Renda, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário da Prefeitura do Rio de janeiro, além de entidades de apoio e fomento a Economia Solidária.

 post eco sol