O Jornal Alemão Süddeutsche Zeitung preparou uma reportagem especial sobre os atuais conflitos sociais no Rio de Janeiro em seu suplemento semanal, o Süddeutsche Zeitung Magazin. Antes de lançar a matéria, os jornalistas alemães vieram ao Rio e organizaram uma troca de idéias entre diversas personalidades que representativas de diferentes setores sociais da cidade e dos distintos posicionamentos políticos que interferem na opinião pública carioca.
A sócioeconomista Sandra Quintela, coordenadora-geral do PACS foi uma das convidadas deste eclético conjunto de pessoas, que incluíram também o cirurgião plástico Ivo Pitangui, o escritor Paulo Lins (autor de “Cidade de Deus”), artistas plásticos, jornalistas, jogadores de futebol e até mesmo ex-presidiários. Todos compartilharam suas opiniões, que muitas vezes eram discordantes.
Sandra ressaltou que os Mega Eventos, como a Copa e Olimpíadas, tem sido instrumentos que beneficiam apenas a quem já é privilegiado socialmente, ao passo que produzem enormes violação de direitos, especialmente dos setores mais empobrecidos e vulnerabilizados da sociedade carioca.
Para ela, “o Rio de Janeiro está mais e mais perdendo sua alma”, diante do avanço da mercantilização sobre as relações sociais cotidianas, que vai corroendo os micro-processos de sociabilidade popular, tão característicos da cidade. As remoções forçadas de comunidades que estão na mira da especulação imobiliária, a militarização crescente e as dívidas públicas que comprometerão o orçamento da cidade nos próximos anos foram apontados como exemplos do legado negativo deixado pelos Mega Eventos.
O Süddeutsche Zeitung é um dos mais importantes periódicos da imprensa alemã, contando com mais de 1,2 milhão de assinantes.
Comentários
Nenhum Comentário | Deixe um comentário »