No dia 8 de Maio, no Centro de Formação de Líderes, em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, aconteceu a oficina estadual de instalações pedagógicas. A oficina contou com a presença de agricultor@s, técnic@s e jovens de várias regiões do Estado. Teve como objetivo a construção da instalação pedagógica que foi realizada no III Encontro Nacional de Agroecologia no domingo passado, 18 de maio.

As instalações pedagógicas são uma aposta do III ENA e tem como objetivo facilitar o debate territorial entre as diversas experiências agroecológicas existentes no Brasil. A expectativa era que cada um dos 14 territórios brasileiros visitados pelas caravanas culturais e agroecológicas montasse sua própria instalação, sendo esta um espelho do que @s participantes da caravana viveram.

instalação pedagógica

De maneira lúdica e sensorial, esta metodologia facilita a representação dos territórios e seus processos sociais, econômicos e políticos. No caso do Rio de Janeiro, a instalação pedagógica retratou os conflitos e resistências vividos na região metropolitana.

A oficina aqui realizada serviu como um aquecimento para o que aconteceu no domingo, dia 18, em Juazeiro, na Bahia. A delegação do Rio de janeiro levou, na bagagem, a ideia de que o estado do Rio de Janeiro vem sofrendo com os conflitos decorrentes do atual modelo de desenvolvimento, como expressa o avanço dos megaeventos esportivos e megaempreendimentos industriais, mas que este também é um lugar onde a agricultura familiar e agroecológica resiste!

A instalação foi tão representativa destas vivências, seus conflitos e resistências, que emocionou a muit@s d@s presentes!

Confira aqui as fotos da oficina de construção da instalação, no Rio de Janeiro, e também as notícias de sua realização lá no IIIENA!

É no território que a vida pulsa!

 Nova iguaçu