Secretário do meio ambiente em visita à exposição.

Secretário do meio ambiente em visita à exposição.

A exposição “Baía de Sepetiba e Santa Cruz: em busca de um futuro legal”,  em seu último dia em cartaz no CTO, recebeu na manhã desta sexta-feira (11) a visita de Carlos Francisco Portinho, titular da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA). A mostra,  que revela um cenário de riquezas ambientais na Zona Oeste que não aparece nas propagandas da cidade maravilhosa,  poderá ser conferida a partir do dia 15 de julho na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Para Sandra Quintela, do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS), a vinda do órgão público deve apontar para um diálogo com a região afetada. “Esperamos que a visita do secretario do meio ambiente do RJ à exposição seja um indicativo para que as instâncias estaduais passem a escutar as populações atingidas por um modelo de desenvolvimento que absolutamente não as considera. Modelo este que cresce a revelia de vocações naturais ao turismo, pesca artesanal, agricultura, entre outros da linda região da baia de Sepetiba”, afirmou.

A mostra, iniciativa do PACS e com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo e da Justiça Global, apresenta sete painéis do fotógrafo e midiativista André Mantelli. Retratos que revelam os rostos daqueles incansáveis lutadores e lutadoras da Baía de Sepetiba que sonham com um território feito para seu povo. A partir da próxima semana a exposição poderá ser visitada na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Serviço

Exposição “Baía de Sepetiba e Santa Cruz: em busca de um futuro legal”

Local: Centro de Teatro do Oprimido (CTO)
De 03 a 11 de julho, das 10h às 18h
Endereço: Avenida Mem de Sá 31, Lapa, Rio de Janeiro
Informações: 2210-2124
Entrada Franca

Local: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
De 15 de julho a 15 de agosto
Endereço: Av. Brasil, 4365 – Manguinhos, Rio de Janeiro
Informações: 2210-2124
Entrada Franca

Contatos para a imprensa
Sandra Quintela – 55 21 98842-6472
Karina Kato – 55 21 98529-2802