Suicídios na Espanha: a mão invisível do mercado

No mês de Fevereiro de 2013, mais quatro pessoas cometeram suicídio na Espanha, em reação desesperada à ordem de despejo de suas casas. Desde o início recessão econômica causada pela eclosão da crise financeira em 2008, mais de 350 mil espanhóis já perderam suas moradias, devido às duras leis do país, que facilitam a penhora de residências como mecanismo de pagamento de dívidas junto aos bancos.

Desta vez, no dia 12 de Fevereiro, um casal de idosos residente na ilha de Palma de Mallorca suicidou-se após receber uma notificação judicial informando que seriam despejados nos próximos dias. Eles deixaram um bilhete informando o motivo de sua drástica atitude para, em seguida, tomar uma dose elevada de remédios para dormir. Segundo escreveram, o fato de não conseguirem pagar suas dívidas e perder sua casa era a causa de sua desesperada atitude. Na cidade de Alicante, um homem de 46 anos se enforcou por estar com aluguel atrasado há cinco anos; em Basauri Vizcaya foi a vez de um homem de 56 anos cometer suicídio devido à tomada de sua casa por conta da falta de pagamento de sua hipoteca.

Desde novembro de 2012, nove pessoas já se suicidaram na Espanha devido à cobrança de dívidas que levam a tomada das moradias pelos bancos. Uma onda de protestos cobriu as ruas do país. Os cartazes traziam dizeres como: “São assassinatos, não suicídios”. Um movimento de solidariedade a quem está sendo despejado foi criado e atua na mobilização de pessoas que cercam as casas para impedir que a polícia cumpra as ordens de remoção forçada. As mobilizações populares forçaram o governo a prometer uma revisão nas leis de despejos por dívidas, mas até agora nenhuma mudança foi aprovada pelo parlamento espanhol.

Se os cartazes estiverem certos, então quem cometeu tais assassinatos, a mão invisível do mercado?

Referências:

http://www.wsm.ie/c/anti-eviction-blockade-spain-suicides-murder

http://www.presstv.ir/detail/2013/02/13/288722/spanish-couple-kill-selves-over-debts/

http://rt.com/news/spain-eviction-suicide-homeless-184/