Logo_Dialogues_en_Humanite

Acontece nesta quarta-feira (22), o primeiro evento diálogos em humanidade no Rio de Janeiro. O Seminário Internacional por uma política do afeto acontece amanhã, na Uerj, a partir das 9h. Debates, oficinas e palestras integram a programação gratuita cujo objetivo é agregar e articular pessoas e iniciativas baseadas em políticas de afeto e transformação e criar espaços de intercâmbio e de iniciativas de ação. As ações incluem testemunhos de vida, partilhas de saberes e afetos, ágoras de intercâmbios temáticos, atividades artísticas e terapêuticas, feiras de trocas, brechó eco-solidário e outras atividades.  No Brasil, os Diálogos já vêm ocorrendo em Salvador e noutras cidades da Bahia, na forma de um Brechó Eco-Solidário. Em Salvador este Brechó reúne anualmente mais de 10 mil pessoas numa praça central da cidade. No Rio de Janeiro, o evento é organizado por Diálogos em Humanidade, UERJ e PACS (Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul).

Por uma Política do afeto

Diálogos em Humanidade é um movimento de alcance internacional, intergeracional e transdisciplinar, que tece laços de colaboração entre pessoas – cientistas, artistas, filósofos, trabalhadores, empresários, atores sociais, políticos, e associativos, sábios do mundo – e organizações e redes sociais e populares.

A iniciativa nasceu na na França em 2002 reunindo adultos, jovens e crianças de todos os continentes. Após isso,  são realizados em mais de 20 cidades do mundo em forma de fóruns globais sobre a questão humana, em tempos de crise de civilização. Segundo os organizadores, a iniciativa baseia-se na premissa de que todas as pessoas são “especialistas” em humanidade. Todas têm algo a partilhar e contribuir. Os Diálogos buscam agregar e articular essas pessoas e iniciativas, criar espaços de intercâmbio e de iniciativas de ação concertada. Eles incluem testemunhos de vida, partilhas de saberes e afetos, ágoras de intercâmbios temáticos, atividades artísticas e terapêuticas, feiras de trocas, brechó eco-solidário e outras atividades de economia solidária. As ágoras são espaços de diálogo sobre temas candentes, experiências inovadoras e antecipações criativas.

Serviço

Seminário – DIÁLOGOS EM HUMANIDADES: POR UMA POLÍTICA DO AFETO

Local: UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Data: 22 de outubro de 2014 (quarta-feira)

Horário: 09:00 ás 16:00

Participantes: alunos e professores de graduação, pós-graduação, funcionários, profissionais de equipes multidisciplinares e grupos de pesquisa, com interesse nas áreas de Saúde, Trabalho e Meio Ambiente.

Número de vagas 70 vagas

Inscrição: on line e no dia na recepção

Programação

08:00 Recepção e últimas inscrições

08:30 Abertura  

09: 00 a 10:30 Palestras, Debates e Diálogos em Humanidade     

Palestra 1 – Dialogues en Humanité: Proposta, história, temáticas, alcance internacional, intergeracional e transdisciplinar.

* Palestrante: Geneviève Ancel, administradora territorial do governo da grande Lyon, cidade no centro da França, e co-fundadora dos Diálogos em Humanidade (45 min).

* Testemunho de vida: Alicia Fernandez, uruguaia, psicoterapeuta clínica, especialista em terapia floral, membro do Colégio Internacional dos Terapeutas (15min), ex-presa política da ditadura.

Diálogo: 30 min.

10:30 – 11:00  Convívio e Jazz (Pablo Arruda)

11:00 ás 12:30 Por uma política do Afeto

Palestra 2 – Economia do Amor, Política e o Poder do Afeto

* Palestrante: Marcos Arruda, economista e educador do PACS, membro do Colégio Internacional dos Terapeutas, ex-preso pol (45 min).

* Testemunho de vida: Estrella Bohadana, filósofa e professora da UERJ e da Universidade Estácio, ex-presa política da ditadura brasileira (15min).

Diálogo: 30min.

12:30 Almoço

13:30 Oficina de criação-relaxamento, na Sala Azul.

14:00  Ágora de diálogos e construção de proposições para uma Política do Afeto nos três eixos: 1-Saúde, 2-Trabalho, 3- Meio Ambiente.

Metodologia: Etnometodologia de gravuras – construção de painel com proposições sobre as áreas do debate, utilizando a técnica de colagem de gravuras e elaboração de frases propositivas – ideias e concepção reflexiva com utilização da respiração e música aplicada.

15:00 Apresentação dos painéis – fechamento de uma ideia comum – formulação de um mural temático com a junção dos painéis.

16:00 Encerramento – Mística

* Lista de convidados: Alunos de pós-graduação especialização, residentes, alunos de pós-graduação mestrado e doutorado, centros acadêmicos, grupos de pesquisa, pesquisadores e organizações e redes sociais.