_DSC0630

 

Ontem (18) realizou-se a oficina Meio ambiente e saúde das mulheres, uma ação do Pacs em parceria com o Comitê de Mulheres da Zona Oeste, como parte da série de atividades que estão ocorrendo até dezembro no Ecomuseu de Santa Cruz. Contando com falas coletivas, dinâmicas corporais, roda de conversa acerca da saúde das mulheres, as atividades seguiram de forma leve e descontraída.

Por volta das 10h o grupo de mulheres reuniu-se para discutir as pautas do Comitê de Mulheres da Zona Oeste, agendando novas atividades neste fim de ano e propostas para 2015. Ao longo do dia mais mulheres chegaram e deram mais forma ao corpo do grupo que já estava ali presente. A partir das 14h, Aline Lima, psicóloga e educadora popular do Pacs, iniciou as atividades da tarde com uma série de exercícios de alongamento e uma dinâmica sobre a construção do corpo coletivo das mulheres

Na sequência, a cientista social Paula Neves ( UERJ) apresentou alguns eixos da pesquisa sobre condições de saúde das mulheres na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, tendo como base um diagnóstico da situação elaborado por ela ao longo de 2014. As colocações das participantes, como dúvidas e histórias de vida, alimentaram de forma construtiva a discussão e o próprio diagnóstico. .

A oficina integra uma serie de atividades que vêm sendo realizadas no Ecomuseu de Santa Cruz com o objetivo de discutir os temas de saúde, território, meio ambiente e direitos humanos na região.  As atividades são uma realização do Pacs com apoio da Justiça Global, da Fundação Rosa Luxemburgo e do Ecomuseu de Santa Cruz.

Mais atividades

programação

Na próxima quarta-feira, 26, a programação segue com a oficina “Meio ambiente e território em Santa Cruz”. Voltada para servidores públicos, educadores, estudantes, assistentes socais e demais atores sociais que vivem e trabalham na região, a atividade acontece a partir das 14h e recebe inscrições pelo e-mail ou telefone. Além da oficina, quem visitar o Ecomuseu até o dia 5 de dezembro, poderá conferir a Exposição fotográfica Baía de Sepetiba e Santa Cruz- em busca de um futuro legal aberta a visitação de segunda a sexta 9 às 17h. As fotos são de André Mantelli e retratam os impactos causados na vida dos/as moradores/as da região pela implantação de megaempreendimentos industriais.