dona josefa
Rio de Janeiro, 08 de dezembro de 2014.
No último dia 2 de dezembro, Dona Josefa nos deixou. Há muito tempo, desde 2010, Dona Josefa sofria com o ambiente poluído de Santa Cruz, que encheu a Avenida João XXIII de chuva de prata e que foi pouco a pouco deteriorando sua saúde. Foi mais uma vítima desse modelo de desenvolvimento que adoece a gente e que coloca o lucro acima da vida. Ela estava há muito tempo doente e nos últimos meses foi internada no hospital Souza Aguiar. Sua saúde, contudo, não aguentou esperar a morosidade de nosso sistema público de saúde.
Dona Josefa sempre quebrava os momentos mais tensos de nossos encontros com um sorriso e uma gracinha. Hoje ela nos deixa mais triste e saudosos. Sem ela estamos certos de que nunca mais nossas reuniões serão as mesmas. Mas se sua partida nos deixa mais triste, ela nos dá mais motivos para seguirmos em frente na busca de um meio ambiente saudável e de um futuro melhor. Dona Josefa presente, sempre!
Pelo fim desse modelo de desenvolvimento que adoece. Pela vida, que Dona Josefa tanto amava e  valorizava. Obrigada Dona Josefa por ter participado de nossas vidas e por ter nos ensinado tanto com a sua alegria e força.
Equipe Pacs